Como limpar a caixa d'água da sua casa

Passo a passo: Como limpar a caixa d’água da sua casa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Após certo tempo de uso, as caixas d’água começam a acumular resíduos sólidos e necessitam limpeza. Eles chegam pela tubulação que atravessa toda a cidade e se depositam no fundo da caixa.

É muito importante que a caixa d’água seja limpa a cada 6 meses, para garantir o abastecimento de uma água saudável. Por outro lado, a falta de limpeza contribui para um ambiente propício para a proliferação de bactérias, algas e fungos.

A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da casa até o surgimento de protozoários prejudiciais à sua saúde. Além disso, se não for vedada corretamente, animais como ratos e morcegos podem cair dentro da caixa, transmitindo doenças.

Como limpar a caixa d’água

Você precisa ter em mãos:

  • Escada para ter acesso à caixa d’água
  • Luvas para limpeza
  • Escova de fibra vegetal ou cerdas de plástico macias
  • Água sanitária (2L de água sanitária para cada mil litros)
  • Pá de plástico
  • Balde
  • Panos

    Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
  1. Programe-se com antecedência para o dia da limpeza da caixa d’água. Feche o registro de entrada da água um dia antes, para que a água armazenada seja utilizada, evitando desperdício.
  2. Certifique-se de que a escada de acesso à caixa esteja bem posicionada, sem risco de queda.
  3. Limpe a tampa da caixa d’água e a remova.
  4. Mantenha um palmo de água (utilize o que já está lá ou adicione) na caixa d’água e tampe a saída, para que a sujeira não escoe pelo ralo.
  5. Utilize um pano ou esponja macia para limpar o interior da caixa. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico macias.
  6. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo e evite passá-lo nas paredes.
  7. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione a água sanitária (2L de água sanitária para cada mil litros).
  8. Deixe essa solução desinfetante em repouso por 2h. Com a ajuda do balde ou uma caneca de plástico, use essa mesma solução para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Em caso positivo, aplique a mistura quantas vezes forem necessárias, até completar 2h. Não utilize essa água com desinfetante para nada por 2h.
  9. Ao final das 2h, ainda com o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie abrindo todas as torneiras e acionando todas as descargas para que a tubulação seja desinfetada.
  10. Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d’água.
  11. Tampe a caixa d’água para evitar entrada de insetos e sujeira. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.

Preciso contratar um profissional para limpar a caixa d’água?

Como a limpeza da caixa d’água é necessária em ambientes residenciais, condomínios, indústrias e comércios, há empresas especializadas nesse tipo de higienização, assim como dedetizadoras que oferecem o serviço.

Caso você tenha problemas de mobilidade ou simplesmente não disponha de tempo para fazer o serviço, aconselhamos contratar profissionais. Pesquise empresas que já tenham experiência no setor, procurando por depoimentos em redes sociais, por exemplo.

Chegou a hora de trocar a caixa d’água? Confira nossas opções aqui.