Passo a passo: Como limpar a caixa d’água da sua casa

Após certo tempo de uso, as caixas d’água começam a acumular resíduos sólidos e necessitam limpeza. Eles chegam pela tubulação que atravessa toda a cidade e se depositam no fundo da caixa.

É muito importante que a caixa d’água seja limpa a cada 6 meses, para garantir o abastecimento de uma água saudável. Por outro lado, a falta de limpeza contribui para um ambiente propício para a proliferação de bactérias, algas e fungos.

A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da casa até o surgimento de protozoários prejudiciais à sua saúde. Além disso, se não for vedada corretamente, animais como ratos e morcegos podem cair dentro da caixa, transmitindo doenças.

Como limpar a caixa d’água

Você precisa ter em mãos:

  • Escada para ter acesso à caixa d’água
  • Luvas para limpeza
  • Escova de fibra vegetal ou cerdas de plástico macias
  • Água sanitária (2L de água sanitária para cada mil litros)
  • Pá de plástico
  • Balde
  • Panos

    Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
  1. Programe-se com antecedência para o dia da limpeza da caixa d’água. Feche o registro de entrada da água um dia antes, para que a água armazenada seja utilizada, evitando desperdício.
  2. Certifique-se de que a escada de acesso à caixa esteja bem posicionada, sem risco de queda.
  3. Limpe a tampa da caixa d’água e a remova.
  4. Mantenha um palmo de água (utilize o que já está lá ou adicione) na caixa d’água e tampe a saída, para que a sujeira não escoe pelo ralo.
  5. Utilize um pano ou esponja macia para limpar o interior da caixa. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico macias.
  6. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo e evite passá-lo nas paredes.
  7. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione a água sanitária (2L de água sanitária para cada mil litros).
  8. Deixe essa solução desinfetante em repouso por 2h. Com a ajuda do balde ou uma caneca de plástico, use essa mesma solução para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Em caso positivo, aplique a mistura quantas vezes forem necessárias, até completar 2h. Não utilize essa água com desinfetante para nada por 2h.
  9. Ao final das 2h, ainda com o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie abrindo todas as torneiras e acionando todas as descargas para que a tubulação seja desinfetada.
  10. Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d’água.
  11. Tampe a caixa d’água para evitar entrada de insetos e sujeira. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.

Preciso contratar um profissional para limpar a caixa d’água?

Como a limpeza da caixa d’água é necessária em ambientes residenciais, condomínios, indústrias e comércios, há empresas especializadas nesse tipo de higienização, assim como dedetizadoras que oferecem o serviço.

Caso você tenha problemas de mobilidade ou simplesmente não disponha de tempo para fazer o serviço, aconselhamos contratar profissionais. Pesquise empresas que já tenham experiência no setor, procurando por depoimentos em redes sociais, por exemplo.

Chegou a hora de trocar a caixa d’água? Confira nossas opções aqui.